quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Dicas para um boa amamentação!!




Ainda na semana do Aleitamento Materno, vamos conhecer um pouco mais sobre esse universo tão temido e tão almejado pelas futuras mamães.

Podemos começar falando das vantagens do leite materno, que além de ser de graça e estar com você onde você estiver. Ele é composto por nutrientes perfeitos, é mais leve na digestão do bebê, protege contra infecções (pois é dotado de muitos anticorpos) e, dentre outras muitas vantagens, já dizem alguns artigos científicos que também favorece o desenvolvimento do seu bebê e de sua inteligência.

Ainda podemos citar que o ato de amamentar também contribui para um fortalecimento da relação entre mãe e filho. É um momento especial, no qual mamãe e bebê trocam olhares e carinhos, aumentando cada vez mais o amor e a cumplicidade entre os dois.

O leite é fabricado pela estimulação. Então, quanto mais o seu bebê mamar ou você retirar o seu leite, mais ele será produzido.

No início pode ser complicado pela falta de informações e experiência, mas com calma e dedicação, a amamentação torna-se um momento mágico.

Algumas dicas importantes podem ajudar para que esse momento se torne cada vez mais prazeroso. Aqui vão elas:

O ambiente da amamentação deve ser tranquilo. Se estiver com visitas, peça licença para que esse momento seja de vocês;
Peça ao papai, se possível, que faça massagens em suas costas e te dê um suporte mesmo que emocional. É muito importante que você esteja se sentindo bem e confortável para uma boa liberação do leite;
O seu posicionamento tem que ser o mais confortável possível, pois o seu desconforto inibe a liberação do leite;
O posicionamento do bebê também é de suma importância para uma boa amamentação. Ele precisa estar de frente para você, com a barriguinha encostada na sua, com o corpinho alinhado com a cabeça (nenhuma parte do corpo deve estar “caída”) – segure nas nádegas do bebê quando recém-nascido. O rosto do bebê precisa estar de frente para o seu seio e o nariz de frente para o mamilo.
Quando a posição estiver correta, o bebê estará com seus lábios abocanhados em sua aréola (não só no bico) e sua boca estará como a de um “peixinho” (os lábios estão para fora e a bochecha arredondada).
Se o seu seio estiver muito grande, segure-o com sua mão, em formato de um “C”, por debaixo do seio e não próximo demais ao mamilo. Assim, evita que você prejudique a saída do leite, bloqueando as canículas que conduzem sua saída.

Se depois das dicas você ainda se sentir insegura, consulte um profissional de aconselhamento de amamentação.

Parece uma missão impossível, mas não é!
As primeiras semanas são cheias de novidades para todos: mamãe, papai e bebê. Então, mantenha a calma e amamente!

Por Dra. Fabiana Macedo – fisioterapeuta especialista em gestantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário