segunda-feira, 24 de agosto de 2009

SHIATSU - O SEU CORPO MERECE!!!!!

Sabemos que nos atuais tempos modernos, o que nos falta é tempo. Mas este " tempo" é imprescindível quando se trata da nossa saúde e do nosso bem estar físico e mental.Para driblar o estresse necessitamos de harmonia e equilíbrio. Portanto, partimos do pressuposto de que o tempo em que a vida transcorre é o presente, e não há outro. Por isso, cada momento deve ser vivido plenamente, com a máxima consciência e atenção ao que fazemos com o nosso corpo, num turbulento dia-a-dia.
Precisamos focar a nossa atenção na respiração, que deve ser lenta e profunda, utilizando toda a capacidade pulmonar, mantendo um certo ritmo entre a inspiração e a expiração. E, sempre mantendo a coluna ereta para ampliar o movimento do diafragma, qualificando a troca gasosa. E a postura em nos encontramos? Devemos observar como se pocisiona o nosso corpo e a coluna na posição de trabalho, e verificar aonde existem pontos de tensão : pernas, pés, tronco, pescoço, ombros e cabeça.
Este é o seu corpo, exclusivamente seu. Te indicando o que há de errado, aonde incomoda, ou o quê machuca: a cadeira mal posicionada, a bolsa muito pesada, o sapato que aperta ou muito alto. Apenas observe. Leve em consideração este aviso. O tempo é um só e se não for agora, quando? Faça algo por você , se dê de presente o benefício de se sentir bem, mais tranqüilo e relaxado.
E é então, que o tempo se funde: o Antigo com o Novo, o Oriental com o Ocidental, a Medicina Alopática e a Tradicional Chinesa. Com seus termos incomuns, mas unicamente voltados para a saúde há mais de 3.000 anos, trazendo a cura e o alívio para os males que tanto nos afligem hoje. Dentre as quais, encontra-se o Shiatsu, que tem como ponto de partida a plenitude, harmonizando o corpo com o mundo externo, através de pressões com o dedos, tonificando ou sedando os pontos que compõem os meridianos ou canais de energia. Energia que flui pelo nosso corpo, e que está diretamente interligada com os fatores externos, tais como o ambiente em que vivemos, a natureza que nos circunda, e ao estilo de vida e hábitos de cada um. Esta prática é indicada para inúmeras patologias, como TPM, dores de cabeça, insônia, derpessão, dores musculares e articulares e, que tem como objetivo diminuir as tensões e o estresse, fortalecer a imunidade e promover o relaxamento.
Curioso?
Então pratique esta idéia e melhore a sua vida. Mas agora! Não deixe o tempo passar.

Num próximo capítulo, falaremos sobre a Acupuntura e seus benefícios.

Até lá!

Por Dra. Sandra Burger - Fisioterapeuta

Nenhum comentário:

Postar um comentário